Brandt Meio Ambiente

Serviços ambientais para estudos histórico-geográficos e zoneamento ecológico-econômico

Contexto: A área mapeada na íntegra, na área de estudo, possui 241 km², isto é, foram visitados 24.100 hectares. As imagens de satélite IKONOS II, de setembro de 2006, foram utilizadas em campo inclusive com equipamento do sistema PALM, que permite visualizações e anotações, em qualquer escala, online com os satélites do sistema de orientação GPS. Foram percorridos pelos mapeadores ao todo 47.000 km de carro em trechos entre o início da área de estudo (Jardim Canadá – Nova Lima – MG) e o seu final (Congonhas – MG), entremeando todos os municípios envolvidos: Nova Lima, Brumadinho, Moeda, Itabirito, Belo Vale, Congonhas e Ouro Preto.

  • Estudo histórico e geográfico visando a delimitação das Serras da Moeda e da Calçada;
  •  Consultas formais e/ou documentais a órgãos oficiais (IBGE, IGA, IPHAN, IEFPHA, Arquivo Público);
  •  Mapeamento dos aspectos históricos e geográficos relevantes, que caracterizam estas Serras;
  •  Estabelecimento de um consenso tecnicamente embasado sobre os limites e localização das Serras;
  •  Zoneamento Ecológico-Econômico das Serras da Moeda e da Calçada;
  •  Estudo histórico e geográfico visando a delimitação das Serras da Moeda e da Calçada;
  • Estruturado de acordo com unidades ambientais homogêneas, denominadas biótopos, obtidas por leitura direta no campo, por equipe multidisciplinar, com posterior georreferenciamento sobre imagens de satélite de última geração. Trata-se de uma metodologia importada da Alemanha e adaptada ao longo de 10 anos pela Brandt Meio Ambiente, em conjunto com o CNPq e o Ministério de Meio Ambiente do Governo alemão.

 


Resultados:

  • Dentre os resultados principais do Zoneamento Ecológico-Econômico da Serra da Moeda foi a identificação das vocações de uso e potencialidades ambientais, como ecoturismo, preservação ambiental e lazer esportivo, assim como atributos de fragilidade e aspectos ambientais relacionados de cada biótopo identificado. A análise das vocações de uso e potencialidades/fragilidades ambientais permite o desenvolvimento de ações de planejamento estratégico e ou regional para a área da Serra da Moeda e da Serra do Calçado;
  •  O zoneamento realizado permitiu destacar ênfases, de acordo com as demandas socioeconômicas ou políticas locais. Um exemplo: quando um empreendedor quer investir na região, mas tem dúvidas quanto aos riscos ambientais presentes na área de interesse, pode, consultando o Zoneamento Dinâmico, fazer suas primeiras inferências quanto às garantias ou implicações na qualidade ambiental do mesmo, bem como quanto ao layout, de forma a impactar menos os recursos mais vulneráveis.

 

Abrir bate-papo
1
WhatsApp
Olá! Boas-vindas à Brandt Meio Ambiente. Esse é o nosso atendimento comercial e logo você será atendido por um de nossos consultores.