Contexto:
- Gerar alternativas locacionais de novos traçados para gasoduto internacional;
- Reduzir riscos ambientais na gestão de condicionantes de imposição legal;
- Ambiente extremamente complexo considerando a transição on / offshore.
Metodologia própria:
- Abordagem inteligente, com análise multilayers, utilizando bancos de dados externos e internos;
- Utilização de imagens de satélite, VANTs e outras tecnologias de ponta;
- Desenvolvimento de algoritmos de análise multi-dados para recomendações de traçados.
Principais dimensões modeladas:
- Rotas já pensadas;
- Topografia;
- Uso do solo;
- Suscetibilidade à erosão;
- Áreas inundáveis;
- Áreas protegidas;
- Geologia;
- Pedologia;
- Áreas urbanas;
- Distritos industriais (para identificar clientes no caminho);
- Rodovias;
- Dentre outros.
Resultados:
- Redução de Capex em aproximadamente 5% em relação ao projeto base;
- Definição de rota levando em considerações riscos socioambientais, econômicos e normativos de licenciamento;
- Realizado com ~10% do tempo de um estudo de traçado tradicional.