Restauração rio Jequitinhonha

Contexto

Restauração Florestal ao longo de 27 km de APP do rio Jequitinhonha – MG entre 1990 - 2013.

projects promo

Metodologia Própria

A recuperação florestal em área minerada sobre o sistema aluvionar do rio Jequitinhonha, onde as chuvas são praticamente ausentes ao longo de seis meses do ano e o substrato foi de areia quartzosa limpa, rendeu ao cliente e à Brandt Meio Ambiente o Prêmio Minas Ecologia, na categoria de recuperação de solos, em 1996.

O trabalho foi abordado, incluindo o estudo da biota local, de forma que as fontes de regeneração fossem fomentadas por atração da fauna nativa local. Foram realizados plantios, com mudas produzidas em viveiro próprio, com acompanhamento técnico da Brandt ao longo de mais de 20 anos.

Ao mesmo tempo a Brandt proporcionou para o cliente um monitoramento multidisciplinar dos mais diversos grupos faunísticos e florísticos, com avaliação de plantas invasoras e espontâneas no contexto da nucleação florestal implantada.

projects promo

Destaque

Destaque especial para o monitoramento com invertebrados (mirmecofauna – formigas) que permitiu estabelecer classes de recuperação e zonas de esforços para novas investidas quando necessárias, com mais assertividade e coerência relativos à paisagem regional.