Zoneamento Ecológico-Econômico de Arranjos Produtivos de Pequenos Mineradores

Contexto

O trabalho envolveu e treinou consultores locais vinculados ao CNPq que executaram os seus trabalhos sob nossa orientação contínua.

projects promo

Metodologia Própria

A metodologia aplicada - o Mapeamento de Biótopos (Fundação A. Brandt, 1997; slide 48, Nota Técnica anexa) - permite uma perfeita compreensão dos aspectos ecológicos da paisagem mapeada, repartindo-a em zonas, que poderão ser geridas a partir das diretrizes de desenvolvimento, além dos mapas temáticos. Os mapas e dados descritos são de fácil manuseio e leitura, voltados também para o cidadão comum.

projects promo

Resultados

  • Os trabalhos entregues apresentaram mapas de zoneamento econômico-ecológico dentro de uma metodologia elaborada pela Fundação Alexander Brandt, voltado para o pequeno planejador local. Além desses mapas foram elaborados e entregues outros mapas contendo diagnósticos temáticos da região estudada, como fonte de consulta para todos os cidadãos interessados. O resultado foi surpreendente, uma vez que os mapas entregues, associados aos textos de diagnóstico regional, tornaram-se uma ferramenta de grande utilidade para o planejamento territorial local e regional, em especial no que tange a questão dos garimpos e pequenos mineradores.
  • O trabalho, portanto, atingiu e atingirá, na medida em que for utilizado na prática, os benefícios de planejamento almejados para implementação das APL´s e inclusão social.