Plano de manejo visando gestão dos recursos hídricos

Contexto

Elaboração do Plano de Manejo para o Parque Municipal Veredas dos Carajás, primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral sob gestão municipal do estado do Pará, localizada no município de Canaã dos Carajás. Os recursos investidos tiveram origem na compensação ambiental do licenciamento ambiental da Mina do Sossego, sob concessão da Vale.

projects promo

Metodologia Própria

Recursos vindos da compensação ambiental puderam viabilizar a construção do documento, por meio de consultas públicas, em que a comunidade foi ouvida e a proposta construída participativamente, de acordo com a análise e diagnóstico ambiental realizado na área, aprovado por maioria absoluta no CONDEMA local.

A metodologia de Mapeamento de Biótopos foi utilizada como base para o planejamento territorial em base conservacionista indicando as funções ecológicas das diferentes tipologias.

projects promo

Resultados

Culminando na elaboração de mapas temáticos de infra estrutura e uso, além dos mapas do zoneamento e inflamabilidade, propiciando uma gestão efetiva sobre a área que protege os principais mananciais de abastecimento local.

  • Aproveitamento de recursos vindos da compensação ambiental de grande empresa em favor de um município carente no Pará.
  • Método participativo com consultas públicas, aprovado por maioria absoluta no CONDEMA local.
  • Gestão efetiva sobre a área que protege os principais mananciais de abastecimento local.